Conectando Londres às Midlands, região norte da Inglaterra, o projeto de mega infraestrutura High Speed 2 será o segundo sistema ferroviário de alta velocidade do Reino Unido. O primeiro, HS1, conecta Londres ao Sudeste, a partir do Channel Tunnel.
Os escritórios Grimshaw e WSP projetaram a Estação Curzon, em Birmingham, que será a primeira estação interestadual construída desde os anos 1800. A estação de baldeação, projetada pela Arup, servirá como porta de saída para a West Midland e para o Aeroporto de Birmingham.
A estação Curzon Street terá sete plataformas de alta velocidade que serão inauguradas em 2026. O projeto também prevê novos espaços públicos no centro de Birmingham. Integrada ao sistema de bondes da cidade, esta estação se conecta a todos os outros modais de transporte, incluindo ciclovias, táxis e ônibus.
A conexão que leva a oeste traz a "ambiência moderna de um aeroporto" abrigada por uma grande cobertura arcada, enquanto que a conexão leste dialoga com o edifício histórico da Curzon Station e serve para reestruturar esta área da cidade.
O projeto da nova estação da HS2 é inspirado na melhor estação do passado. Remete também ao passado da Inglaterra, aos sistemas pioneiros de ferrovias e ao patrimônio industrial reimaginado para o século XXI. A elegante arcada fará da estação um marco na cidade, entrando para o rol de ícones contemporâneos de Birmingham.
- Neven Sidor, líder de projeto da Grimshaw
Além da Estação Curzon, a estação de baldeação projetada pela Arup também será lançada. O projeto prevê uma cobertura projetada para se integrar com a paisagem circundante, e leva em consideração o reuso das águas pluviais e a maximização da luz natural.
O estação de baldeação está localizada em um lugar único, no limite da paisagem urbana, fazendo fronteira com a área rural. A estação foi projetada para refletir seu entorno, ser coerente e respeitar seu contexto.
- Kim Quazi, Arquiteto Responsável, Arup.
Em outubro de 2018 haverá uma série de consultas públicas para discussão dos projetos. A expectativa é que a obra seja concluída em 2026.
Via: HS2